[GTER] Redirecionamento de portas no NAT é perigoso?

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Thu Oct 4 09:52:58 -03 2012

Kurt,

No que conheço, na camada de rede, no protocolo de roteamento, no NAT
(ou PAT como alguns chamam), não tem nenhum risco.

O perigo aí está na camada de aplicação, digamos que esse servidor Web
tem uma URL: /sistema, onde os usuários precisam acessar, mas tem
também uma URL: /admin, com senha fraca ou com vulnerabilidade a ser
explorada, o atacante teria livre acesso para tentar a vontade, até
tentar quebrar a senha por força bruta.

Uma boa prática, quando existir um servidor fazendo Firewall/Proxy, é
levantar um servidor Web e fazer um redirecionamento só da aplicação, o
Apache faz isso com a diretiva ProxyPass, por exemplo:
ProxyPass /sistema http://192.168.0.10/sistema

E pode acessar pelo http://200.200.200.200/sistema

Alguém rodando um Port Scan vai encontrar a princípio na porta 80 o
Apache, e no máximo, se souber a URL da aplicação, vai encontrar a
aplicação, e não as interfaces administrativas e outras aplicações de
uso interno.

O próximo passo seria ter um Web Application Firewall na frente da
aplicação.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 19-3551-3898