[GTER] Como obter informações Whois

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Oct 3 17:31:00 -03 2012

2012/10/3 João Francis Machado <joaofrancis.m at zipmail.com.br>:
> Rubens, com todo o respeito, o anonimato é uma coisa, outra coisa é divulgar informações comerciais / estratégicas que uma pessoa ou empresa queira, por livre direito e espontaneidade, reservar-se a não expor publicamente ou dar-lhe publicidade...

Se a informação não quer ser publicada, porque ela foi parar no
sistema DNS global ? Há muita informação restrita em VPNs que operam
com a Internet como base, mas que só existem em instâncias DNS
privadas àquelas empresas. Assim como a ICANN mantém uma raiz, onde se
delegam os TLDs genéricos e de países, várias empresas mantém sistemas
de nomes privados, tanto com protocolos DNS como NIS, Microsoft
Domain, entradas em arquivos hosts. Se a informação é restrita, ela
pertence ao ambiente restrito. O que você quer é como a expressão
"have a cake and eat it too": não dá para ser público e não estar
público.

> isso não impede em momento algum, em casos extremos, o registro.br liberar essas informações a qualquer tempo quando solicitado judicialmente para dirimir as questões que você colocou como o uso indevido de um determinado CNPJ por exemplo...

Você sugere que um cidadão ou empresa precisaria processar o
Registro.br para descobrir se alguém usou seu nome indevidamente ?

> me parece que o registro.BR não quer ter que se dar ao trabalho de informar isso quando solicitado via justiça e, por isso, deixa a informação livre e aberta ao público.. isso é equivocado... não há coerência..

O argumento é incoerente. Se fosse querer ter menos trabalho é que se
deveria exigir o crivo da justiça para a obtenção dessa informação.
Responder sempre requer mais trabalho. Obedecer ordem judicial é bem
simples: recebeu, obedece. Não tem muito o que pensar.

Rubens