[GTER] FreeBSD na RB1100AHx2.

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Mon Oct 1 12:12:49 -03 2012

Em 01/10/2012, às 11:39, Itamar Reis Peixoto escreveu:

> eles tem que disponibilizar de graça, qualquer coisa é só denuncia-los
> a free sofware foundation .

Depende, a GLP diz que produto derivado deve ser disponibilizado mas não diz como nem quem arca com os custos de disponibilização.

Também não diz que tem que ser um patch que vai aplicar clean ou "running code".

Podem haver facilitadores e dificultadores. Algo meio-termo é o que a Red Hat faz, disponibiliza mediante solicitação sem grandes impedimentos e envia algo pouco útil sem ser lapidado; algo que a equipe do CentOS tem q se esforçar pra juntar com o que existe de GLP, completar quando faltam coisas que vem de origem não GPL, etc.

A Mikrotik pode não querer por num FTP o derivado GPL ou num SVN anonimo, e ninguém pode força-los a fazer isso.

Eles podem dizer "está aqui, venha buscar com seu pendrive, mas agende uma data/horário antes para alguém recebe-lo".

Ou pode dizer "podemos te enviar em CD, mas voce vai pagar pelos custos de mídia, de envio, e outros custos indiretos do trabalho que isso vai dar pra gente".

Ou seja eles podem sim cobrar pelo que quiserem, com tanto que não seja pelo código-fonte derivado.

Podem dificultar ou facilitar o acesso ao produto derivado (e algo que diz que não existe a intenção em facilitar).

A questão é quanto é cobrado, e pelo que? E quem pode interpretar o custo (seja ele qual for) abusivo ou aceitável pelo "trabalho" de enviar pelo correio e pela "mídia".

Tudo é muito relativo. Uma empresa (seja qual for) pode alegar que não existe um "courier", um estagiario ou uma mão-de-obra de baixo custo disponível e "separar, empacotar, queimar o CD e levar no correio" vai ter que ser feito com uma mão-de-obra especializada, com custo de US$ 400,00/hora e o trabalho total estimado é de 4 horas + correio + mídia, e tai US$ 1.600,00+ dólares pra voce receber um CD em mãos contendo algo que pode lhe ser pouco útil se você não for um desenvolvedor acostumado com foreign code de kernel Linux ou se não for alguém com tempo pra juntar o que receber e completar com o que pode estar faltando que não era derivado de GPL.

Mas se alguém o fizer, seria legal colocar online o conteúdo desse CD :-) Pro resto da comunidade não ter que comprar um CD também hehehe.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800