[GTER] A lambança com o google

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Tue Nov 27 11:37:38 -02 2012

O que caiu não foi link, foi o cluster do Google em SP.
E ele não caiu, ele ficou no ar semimorto e urrando, com o público inteiro vendo.

Isto serviu de lição. Na lista caiu, volta e meia tem um mané qualquer reclamando que o Google retira seus anúncios do PTT-SP e passa a anunciar via trânsito pros EUA ou EZE, e demandando idiotices como "forçar o Google a anunciar no PTT" ou querendo intervenção governamental ou do próprio NIC.BR, demonstrando desconhecer completamente como a internet funciona e demonstrando mais ainda que o "buraco" é financeiro ("pra que gastar com link até o PTT se ele não vai mais me servir e eu tenho que pagar trânsito?") e algumas vezes sua própria incapacidade de planejamento de tráfego. Pára tudo, apaga e volta pra prancheta, porque está errado desde o princípio.

Pois bem, ontem, ao invés de retirar os anúncios do PTT imediatamente como sempre faz (e todo mundo chia quando isso acontece), o Google resolveu deixar como estava, com o cluster em overload, para dar um tapa na cara com luva de pelica nesses reclamões. Só assim pra mostrar pro povo o que realmente acontece para que ele tenha que redirecionar o tráfego. Pronto, agora o Google justificou o porque de tomar estas medidas. Espero que ninguém fique mais reclamando ou questionando isso (ao menos por um bom tempo).
Algo do tipo: "Ah é, tão reclamando? Então agora eu vou deixar dar m* por algumas horas pra nego ver só…"

O fato é, o cluster do Google em SP não aguenta alguns picos, provavelmente por falta de infraestrutura de hardware (custo Brasil, ou lerdeza da GBLX em fornecer-lhe mais racks e energia, ou demora dos fornecedores de hardware, não sei).
E, água mole em pedra dura tanto bate até que fura, nenhum ASN é obrigado a trocar tráfego com ninguém, nem gratuitamente nem pago, a menos que se tenha um contrato especificando tal e tal. Cada um troca tráfego com quem quiser, aonde quiser, na hora que quiser, salvo as exceções sacramentadas por relacionamento comercial e $$$ rolando. Quem não entende essa premissa básica da Internet deveria estar vendendo coco gelado na praia.

Os "heróis" ontem foram os ISPs que não trocam tráfego no PTT, e sim usam trânsito para chegar internacionalmente até o Google, ou que tem o GGC inhouse. Li centenas de pessoas no Facebook incensando a GVT "porque o Google não caiu através dela, então o provedor é bom mesmo".

Meus R$ 0,02.

[]s
Rafael Cresci