[GTER] RES: RES: Redes SDH

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Nov 16 14:12:13 -02 2012

Sim sim...
O lance alí é um bem-bolado legal e de infra.

A Sercomtel tem licença STFC, mas só tem rede em Londrina e região.
A Copel não tem licença STFC, mas tem rede pelo paraná, e tudo FTTX(uma
baita estrutura por sinal).
Ambas são empresas de economia mista, e a Copel e proprietária de um bom
bocado da Sercomtel.

Para vender telefonia em cidades onde a Sercomtel não chega, eles colocam
um MPLS da rede de voz da Sercomtel, com o Voice Gateway com H323 e E1, e com
a/as E1(s) entrocando nos PBX dos clientes.
Isso tudo num pacotão comercial.

Achei a idéia muito legal, e as notícias que tive forma muito boas...
Mas faz um tempo de não converso mais com os amigos da Sercomtel.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação