[GTER] Redes SDH

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Nov 16 11:46:36 -02 2012

> Nobres amigo muito bons dias.... sobre o assunto acima o que uma rede com
> equipamentos SDH poderia diferir em uma fibra? Que “features” a mais se
> poderia ganhar com isso?! Teríamos ganhos na fibra com esses equipamento?!
>
> Não conheço eles, apenas comecei a ler sobre o assunto e me interessei
> ....quando devemos usar um equipamento SDH na rede?! Ou apenas um excelente
> SW( extreme, force10, brocade, datacom etc) já seria excelente?!
>
> P.S.> Rede de 10gb .....aprox. 130 KM de fibra....em construção....

Como já citado, vantagens do SDH são a recuperação rápida e a
capacidade de compartilhamento que permite circuitos determinísticos
(ex: tronco E1).

A recuperação rápida do SDH é hoje possível em Ethernet e em MPLS. Já
o transporte de circuitos determinísticos é um produto de tão baixa
perspectiva de demanda futura que não vale a pena o investimento... é
melhor deixar algum preparo para fazer compartilhamento óptico (exs:
um lambda de DWDM, um par de fibras) para que se alguma operadora
quiser utilizar sua infra-estrutura você o faz sem precisar entrar no
mérito de protocolo de rede.

Rubens