[GTER] Opinião sobre Cache Web

Lucas Dias lucasmcz at gmail.com
Tue Nov 13 12:10:29 -02 2012

Em 12 de novembro de 2012 16:37, Thiago Gomes <thiagomespb at gmail.com>escreveu:

> Pessoal,
>
> qual seria a indicação de vocês os  Prós e Contras deste caches :
>
> Hyper Cache (taghos) , Speedr Cache, Thunder Cache e  CacheMara
>
> --
> Thiago Gomes

Olá Senhores,

Thiago,

Já ouvi falar do HyperCache muito bem, e do CacheMara, porém não tive
experiências com os mesmos.

Posso falar do SpeedR e do ThunderCache.

SpeedR teve sua fase de vários problemas e anda ultimamente estável. Vejo
pequenos provedores (até 50Mbps) usando sem problemas. Não tão exigente com
hardware e acho que é onde falam mal do produto.

ThunderCache Também evoluiu muito e tem uma abordagem bem legal. É mais
exigente no que se refere a hardware e conheço clientes que tiveram
economia de até 60%.

Problemas que sempre vejo, é os pequenos/médios provedores utilizando
maquinas desktops para missões criticas com o caso de um Cache dentro de um
provedor. Ficam amarrados a INVESTIR um um servidor para tal função,
sobrando para as soluções utilizadas. Acabam utilizando o desktop mais
parrudo que se tem pra tal função. As vezes dá certo, mas na maioria não,
porque não dá pra comparar uma Placa de rede de um servidor com a de um
desktop.

Thunder e SpeedR disponibilizam as ISOS para downloads. HyperCache e
CacheMara são Caixas fechadas (Appliances) configurados, otimizados e
testados, estressados para poder atender a grande demanda que um Servidor
de Cache recebe. A pancada é grande. Por isso que vejo reclamações do
SpeedR e do Thunder.

Por fim, minhas opiniões são:

   - Independente da solução escolhida, tente acesso a uma consultoria para
   implementar a mesma na sua rede. ThunderCache e SpeedR em Servidores bem
   dimensionados (de preferencia a  Xeon/Intel) vão lhe atender muito bem.
   - Contrate o serviço de suporte da solução, por no mínimo 6 meses. Isso
   lhe dá a prerrogativa de ter alguém a cobrar caso apareçam necessidades, ou
   problemas.
   -  Calcule o retorno do seu investimento e tente ver se valerá a pena.
   Ajudará na tomada de decisão.

Espero ter ajudado.

--
.:: Lucas Dias