[GTER] Dois links na dmz

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Nov 12 15:33:58 -02 2012

Cara,

A solução que tenho adotado, mesmo para ambientes onde o bloco é próprio, é
usar inválido nos servidores, e NAT estático para dentro.
Nada de PAT, e NAT overload só para estações...

Sei que vai chover gente falando que é uma prática inadequada, e blá blá blá
.

Mas te proporciona uma flexibilidade bem interessante.
E se teu firewall for dual stack(V4 e V6) e orientado a objetos, na hora de
subir o IPv6 vai ser uma moleza...

De um jeito ou de outro, vais ter que trocar os IPs reais dos teus
servidores
   Aí vem a hora de você fazer uma escolha:
      -Troco por IPs válidos do bloco do meu novo fornecedor de link?
      -Troco por IPs inválidos e tratos isso com NAT num bom firewall?

Pergunta cretina:
      - E se daqui a 1 ano conseguir um preço bem melhor com outro
fornecedor de link e por consequência outro bloco de ips válidos?