[GTER] Implementação de VRRP com RouterOS

Eduardo Schoedler listas at esds.com.br
Tue May 29 21:16:02 -03 2012

Em 28/05/2012, às 22:55, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Não tem mistério ou necessidade de casar a operação do VRRP com
> protocolos de roteamento se as sessões BGP e adjacências OSPF forem
> feitas com o IP real (não com VRRP) e a operação for stateless.
>
> Onde essa demanda surge é quando se faz alguma atividade stateful
> (NAT, cache redirect) ou quando se tenta usar VRRP como "solução
> criativa" pois o upstream não quer estabelecer duas sessões e/ou
> entregar em dois circuitos. Em ambos os casos não me parece haver
> regra geral para projeto de resiliência, tem que ver todos os detalhes
> de cada cenário e achar como eliminar os PUFs*

Explicando um pouco meu cenário:

Todos meus ips são 'válidos'.

No meu caso tenho vários routers, mas existe um principal (master) que é usado exclusivamente para acesso de clientes de um determinado tipo de serviço. Esse serviço nao tem redundância de ultima milha, somente ate meu POP.

Como tenho outros routers com interfaces sobrando, minha idéia é usá-lo como slave para subir um VRRP.

Na verdade, seria um master-master, um de contingência do outro. Um cai, outro assume as duas redes ate que o problema seja sanado.

Porém, eu nao posso deixar ele exportar as rotas conectadas se a 'interface' VRRP esta como slave, senão existiriam 2 rotas para o mesmo prefixo.

Esse teste nao tive tempo de fazer ainda.

Abs.

--
Eduardo Schoedler
Enviado via iPhone