[GTER] Implementação de VRRP com RouterOS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon May 28 22:55:21 -03 2012

> Estou curioso de saber também, principalmente se a interface VRRP estiver
> em um roteador onde anuncia as rotas conectadas via OSPF.

Não tem mistério ou necessidade de casar a operação do VRRP com
protocolos de roteamento se as sessões BGP e adjacências OSPF forem
feitas com o IP real (não com VRRP) e a operação for stateless.

Onde essa demanda surge é quando se faz alguma atividade stateful
(NAT, cache redirect) ou quando se tenta usar VRRP como "solução
criativa" pois o upstream não quer estabelecer duas sessões e/ou
entregar em dois circuitos. Em ambos os casos não me parece haver
regra geral para projeto de resiliência, tem que ver todos os detalhes
de cada cenário e achar como eliminar os PUFs*

Rubens
PUF = Ponto Único de Falha