[GTER] Interconexão Classe V (Welisson)

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun May 27 00:56:17 -03 2012

2012/5/27 Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>:

> Os contratos de interconexão estão nos sites das operadoras, o google pode ajudar a achar. As tarifas são por diferença de tráfego, quem consome mais da outra paga a diferença e o valor por megabit é na faixa de R$1000,00

Além desses valores elevados, esses acordos especificam interfaces
jurássicas como ATM OC-3 e requisitos específicos de locais de
interconexão... assim, quando se soma a esse custo o investimento em
roteadores e interfaces e o custo de transporte até o local de
interconexão, a conta não fecha.

Aliás, esses acordos de interconexão estão, a meu ver, no núcleo dos
motivos que impedem a baixa do custo de banda no país. A agência podia
aproveitar o embalo da nova política de EILD (a interconexão de
circuitos de dados) e declarar caducos todos os contratos de
interconexão classe V... eu tenho fé em que a simples renegociação
desses contratos dentro do Sinditelebrasil, estabelecendo valores de
Mbps mais próximos de metade do custo de banda no varejo e permitindo
interfaces 10GigE, por si só teria como efeito baixar todos os preços
no país todo.

Rubens