[GTER] Tunelamento Q-in-Q

Joelson Vendramin jtvendramin at yahoo.com.br
Tue May 22 14:53:08 -03 2012

Prezado Luis,

Infelizmente cada equipamento usa uma terminologia diferente para implementar o QinQ.
Nos nossos, após habilitar o QinQ ele permite que as interfaces sejam configuradas como "switchport external" ou "switchport internal".

No modo "external" todos os frames (de forma incondicional) recebidos pela porta receberão o duplo tag. Já se a porta está no modo "internal", ele faz uma espécie de checagem no TPID (campo Ethertype) do quadro 802.1q. Se o TPID for diferente do que estiver configurado na porta (o padrão, se não me engano é 0x8100) o pacote receberá o duplo tag (ou seja, será encapsulado), caso contrário, ele passa direto.

Veja se no seu switch tem alguma configuração parecida com essa. Talvez seja uma saída.

Boa sorte!

Abs,
--
Joelson