[GTER] Banco de dados com latência de sites

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Sat May 19 09:28:06 -03 2012

Senhores.

Volta e meio me deparo com a seguinte situação, em alguns clientes,
principalmente aqueles que têm posto de gasolina e decidem abrir um
provedor por que acham que vão ficar podre de ganhar dinheiro, aí vêem
que o negócio é mais embaixo, a concorrência pega e depois querem
botar a culpa no administrador de rede pelo ferro que tão tomando...

O pessoal contrata um link via fibra (que entregam fibra só na ponta
né, pq o resto do circuito só Deus sabe como tá, tudo menos fibra de
ponta a ponta) e aí o cara acha que as páginas da internet do cara vão
abrir "de soco" na tela... Que o cara tem que digitar a página no
navegador e já aparecer. Logicamente, todos nós samos que existem um
bilhão e meio de variáveis lógico-matemáticas que nossos cursos,
CCNA's, MTCNA'S, etc resolvem, e mais um zilhão e meio de variáveis
SDS (Só Deus Sabe) que ficam envolvidas nesse processo.
Costumo resolver esse tipo de discussão com um simples teste: instalo
a extensão LORI (dica do meu irmão Pedro Angonês), e faço testes em
vários locais diferentes, com links diferentes, e anoto a latência
para aquele determinado site em vários períodos do dia, apartir desses
diversos locais geograficamente distribuídos, com links diferentes.
Quase sempre é uma tática que dá certo, por que daí a pessoa não tem
como questionar que o problema é no teu trabalho, e acabam se
conformado com a coisa. Outras vezes você acaba provando que o
problema é a falta de investimento em infraestrutura, que precisa ser
melhorado, etc etc etc, e outras vezes o cara acaba dispensando teu
serviço mesmo, pq o cara quer que o único diferencial dele seja abrir
as páginas mais rápido que a concorrência e o resto é resto.

Mas isso já me encheu o saco, por que é uma coisa bem tediosa: claro,
quando os sites são padrões (uol, bol, terra, globo, google, gmail,
hotmail, youtube, facebook, etc) esses eu já tenho uma base bem
consistente de vários links e de vários tempos. O problema é que os
caras quase sempre querem sustentar o problema com um site que os
caras visitam uma vez a cada 200 dias no ano e é bem naquele que os
caras querem bater o pé que tá com problema. A minha pergunta, que
seria também uma sugestão, se caso não exista uma ferramenta do tipo,
é se existe alguma ferramenta que pudéssemos instalar num servidor, ou
numa máquina qualquer dos usuários, que ficasse, digamos, de tempos em
tempos, verificando uma lista de sites em específico e enviasse a
informação de latência, tempo de abertura do site, e outras coisas
mais para um banco centralizado que pudesse ser facilmente
consultado... Assim, eu daria um jeito de colocar alguns sites na
lista e ter essa informação de latência em tempo real, ou, pelo menos,
teria uma ferramenta mais palatável para fazer esse trabalho meio que
"braçal" de levantamento.

Alguém conhece ou tem uma dica pra me dar em relação a isso?

Abraços