[GTER] Datacenters no Brasil

Giovane Heleno webgeo at gmail.com
Thu May 17 19:04:17 -03 2012

Olá Helton...

Considerando que a velocidade da luz no vácuo é de 300km/ms.
Se hipoteticamente, o seu ping viajar na velocidade da luz, partindo
de SP até Miami (+/- 6.546km), em linha reta... levaria quase 22ms, só
de ida... 44ms ida e volta.
Mas existem equipamentos eletrônicos no meio do caminho (routers,
switches, etc) que não operam na velocidade da luz.

Então, hipoteticamente falando... esse tempo será maior de forma bem
considerável. Então acho pouco provável que a afirmação de outros
países da américa do sul consigam 20ms até os EUA.
Talvez consiga os 20ms que lhe disseram se a medição for de
Colombia/Venezuela (America do Sul) por exemplo até o México (América
do Norte) por exemplo, talvez até Miami.

Quanto aos datacenters nacionais não responderem requisições de países
vizinhos, deve-se a falta de infraestrutura para troca de tráfego, já
que a maioria das operadoras, preferem realizar peering no NAP das
américas.
Mas vejo várias iniciativas no mercado mudando esse cenário. Inclusive
tem uma empresa que não me recordo o nome, interligando vários PTTs do
Brasil com de outros países Latinos, não sei detalhes do projeto, mas
lembro de ter sido apresentado em um PTT-Forum.

Nossos amigos da lista podem falar com mais propriedade o assunto e me
corrigir se falei bobagem.

Giovane Heleno
www.giovane.pro.br