[GTER] extreme networks trunk

Joelson Vendramin jtvendramin at yahoo.com.br
Thu May 10 08:06:08 -03 2012

Olá Rodrigo,

No caso de agregação de portas dos Extreme, observe que existe um pequeno detalhe no comando de criação do "trunk":

Se você fizer assim:
# enable sharing 21 grouping 21-22 algorithm address-based L3_L4

Está criando um "trunk" do tipo estático onde não existe nenhum protocolo rodando para definir que portas fazem parte do agregado.

Porém, se você fizer assim:
# enable sharing 21 grouping 21-22 lacp

Está dizendo que o protocolo LACP é que vai "comandar" se a porta deve (ou não deve) fazer parte do agregado.

Pessoalmente sigo a seguinte regra: Só uso o LACP se no meio do caminho entre os dois switches existir alguma tecnologia que, se ocorrer uma indisponibilidade, não consegue "sinalizar" que o link caiu (derrubando fisicamente as portas Ethernet em ambas as pontas). Daí precisa do LACP para perceber isso. Do contrário (por exemplo, se você está ligando os dois switches com cabos UTP) sempre o estático é a melhor opção. O LACP usa uns timers bem altos para detectar que o link caiu, enquanto no caso estático isso é quase instantâneo.

Nos casos de LACP versus estáticos é bem parecido com a Autonegociação: A receita é manter igual dos dois lados. Senão nada funcionará!

Espero ter ajudado.

Sds,
--
Joelson