[GTER] Licença Anatel - RB1000 like

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 9 17:58:12 -03 2012

> Recentemente ouvi um comentario de algumas pessoas relacionando a
> licença da Anatel às routerboards.
>
> Eu tenho em meu backbone switches extreme fazendo mpls e no backhaul
> rb1000 e rb1100, entretando as RBs não tem licença Anatel e acho que
> os Extreme tbm não.
>
> Quais os equipamentos além dos radios que exigem licença da Anatel?

Numa leitura fria do regulamento, todo equipamento que está num POP de
Telecom (leia-se aquele que precisa pagar TFI/TFF), ativo ou passivo.
Isso inclui switches, roteadores, cabos, baterias, controladores de
carga, retificadores etc.

Porém, do histórico de autuações na praça, é notório que há diferentes
níveis de risco... então eu vou elencar alguns que eu vejo como alto
risco ao se usar sem homologação, mas N pessoas terão N respostas
diferentes para essa pergunta, sendo que a do fiscal será diferente de
todas as anteriores.
- Baterias e todo o sistema de energia
- Equipamentos ópticos que tenham saída para fibras que saem do POP, o
que inclui SFP/XFP e switches com SFP/XFP plugadas
- Switches com portas metálicas que tenham saída para cabo UTP na rua
- Qualquer equipamento emissor de rádio-frequência, independente da frequência
- Conversores de mídia com fibra saindo da estação

Coisas que eu arriscaria tomar uma notificação/multa primeiro antes de
comprar apenas homologado:
- Switches e roteadores apenas com portas metálicas e com todos os
cabos ainda no POP
- PCs
- Conversores de mídia de uso interno na estação (ligação entre roteadores)

Rubens

-