[GTER] RES: freebsd

Eduardo Meyer dudu.meyer at gmail.com
Tue May 8 15:46:23 -03 2012

2012/5/8 Rodrigo Augusto <rodrigo at 1telecom.com.br>:
> R710... com 2 processadores xeon...hd´s ssd Intel raid mirror..... com 8 gb
> de memória( 4 sendo usado pelo sistema operacional e nem 1 GB sendo usado de
> fato).......
> É uma boa máquina.....nos custou algo em torno de 20k......
> Com interface fco emulex...
> E 4 interfaces de rede , a besteira na época foi só esta....pegar esta placa
> quad-port...

ser uma boa máquina não significa que ela esteja boa; você já
monitorou interrupções, taxas de pps?
você está usando uma emulex pra esse circuito? pra quanto você subiu o
cirtuico em megas?

emulex pra roteamento é um tiro no pé, você já olhou resultados de
RFC2544 pra esse seu modelo específico? emulex de forma geral não
suporta uma taxa relevante em pps, dependendo do seu ambiente sou
capaz de apostar meu salário que é essa placa te dando dor de cabeça;

ela seria uma boa placa pra storage, backup, algum ambiente onde seus
windowsize negociados vão garantir framesize acima de 512 em sua
maioria; pra um cenário típico de Internet pode ser pps demais pra
pouco mbit/s; essa placa me custou uma correria, num ataque
distribuído de tráfego UDP ela num firewall morria antes do firewall
poder filtrar; era pps demais;

a dell adora vender emulex porque custa menos pro consumidor e ela tem
melhores margens ;-)

mas se não for pra pacotes com tamanho proximo a sua mtu (rss rss) ela
simplesmente não presta... não presta pra fw, nem pra roteamento, nem
pra ids; se você monitorar de perto vai conseguir determinar o break
even entra pps e bits/s, coloca um mrtg/cacti ai monitorando a taxa de
pacotes, erros de rx/tx e bps que você vai "visualizar" um padrão
entre os cenários "sem problema" e "com problema" dependendo da sua
demanda ao variar entre horário de pico e horário de ociosidade;