[GTER] balanceamento de sites

Shine eshine at gmail.com
Sat May 5 00:51:14 -03 2012

Eu não entendi muito bem a proposição. Existem dois níveis de redundância
que devem ser distintamente tratados:
1) redundância de web servers: vc tem 2 DCs e Web servers redundantes e
100% online. Mas ao mesmo tempo vc tem para efeitos de redundância, não
balanceamento. Até onde consegui entender, um web server tem um IP próprio,
então como os usuários se conectam em cada web server?
2) redundância de DNS zone. O que é até simples, pq bastaria ter um
primário em um DC e um secundário em outro.

Em linhas gerais:
DNS servers padrões não fazem probes. Assim, a idéia de um DNS server
assumir outro IP para responder baseado em um comportamento
client-server-aware ou link-aware possivelmente irá necessitar de
equipamentos que sejam destinados a isso, como o LinkProof, GSS, GTM,
Xtreme, entre outros.
Note também que soluções baseadas em DNS dependem da expiração dos caches,
independente de vc alterar imediatamente o record após uma falha. Uma parte
desses caches ignora o TTL e deixa um valor fixo para expirar (pode ser de
algumas horas como um dia ou até mais). As soluções acima trabalham com DNS
ativo-ativo e respondem por algoritmos ativos ou passivos de proximidade, o
que minimiza esse efeito em caso de falha.

Outro caminho é trabalhar com divulgação de rotas específicas, mas isso é
dependente de ter domínio de blocos. Ou seja, vc teria que ter ASN ou pedir
para quem tem um ASN próprio (o ISP de conexão do DC na maior parte dos
casos) esses blocos e montar o mecanismo para condicionar a divulgação.
É um método relativamente complexo na operação, mas a convergência é
uniforme.

sd,
Edgar