[GTER] pc router

Lista lista.gter at gmail.com
Thu May 3 15:44:37 -03 2012

Olá Christian boa Tarde,

Em 29 de abril de 2012 16:21, Christian Esteve Rothenberg <
esteve at cpqd.com.br> escreveu:

> Olá Lista,

> isso
> Sim, todas são fechadas no(s) proceso(s) BGP rodando no(s)
> containers/VM(s) conforme determinado pelo RF-Server. Os pacotes de
> estabelecimento da sessão TCP do BGP entram pelas interface virtual
> conforme o mapeamento da porta fisica do switch OpenFlow pela que
> entro o pacote no plano de dados.

Certo

> [...]
> Se voce nao entendeu é nossa culpa :)
> Idealmente toda a FIB é carregada no elemento OF para que todo o
> encaminhamento do tráfego aconteça em hardware.
> Porém, pode se pensar tambem no caso tambem de nao ter suficiente
> espaço nas tabelas OpenFlow para a "full FIB", nesse caso os pacotes
> poderiam subir no plano de controle até a VM que contem sim a FIB toda
> e faça a toma de decisão de encaminhamento. Na sequencia e por um
> tempo determinado de atividade (ex: pacotes batendo nessa entrada)
> poderia se instalar uma entrada OF para que o trafego seja encminhado

Blz, mas nesse caso em que a memoria do eqpto OF, seja abaixo para uma
tabela full, fazendo essa consulta nos RF, não tornaria o forward um pouco
lento, pois ele terá que fazer a consulta no plano acima para depois
instalar na FIB e ae sim fazer o encaminhamento por hardware, nisso já
perdemos alguns tempo ou ele tem algum algoritimo modificado para tal
situação?

> Espero que tenha ficado claro com a resposta anterior. No caso NetFPGA
> == switch OF.
> Se tudo fosse encaminhado pelas VMs seria um encaminhamento
> ineficiente e 100$ em software (virtualizado e remoto) :(

Mas essa placa NetFpga não vai ser somente para comunicar com os OF, ou
terá tráfego alto atrelado a ela, que justifique a sua utilização, pois
pelo que vejo placas intel igb ou ixgbe ou até mesmo as giga da broadcom
tem uma performance boa para tráfego giga e 10 giga(ixgbe), já que o unico
trafego pelo que entendi é de consultas dos OF, e estabelece a comunicação
com as VM e seções (e,i)GP.