[GTER] balanceamento de sites

Gustavo Rodrigues Ramos gustavo at nexthop.com.br
Wed May 2 13:31:00 -03 2012

Olá Clodonil,

On Wed, May 2, 2012 at 12:37 PM, Clodonil Trigo <clodonil at nisled.org> wrote:
> Olá Geraldo,
>
> Estou dando uma olhada no protocolo VRRP para ver se atende. Estou com a
> mesma dúvida sobre o IP virtual. Estou relutante em implementar o DNS com
> ttls baixo, mais acho que vai cair nisso. Pense em dns round robin, mais
> não rolou.

VRRP é somente um protocolo de redundância de gateway e serve para que
a rede local (onde só podemos configurar um único endereço IP como
gateway) tenha redundância.

As soluções de balanceamento dos fabricantes que você citou (ou de
outros que já foram mencionados na lista) funcionam controlando as
respostas de DNS e mantendo um TTL suficientemente baixo para que em
caso de falha seja possível utilizar a redundância.

Existem soluções de roteamento de um mesmo endereço para dois
"lugares" distintos na rede, por exemplo o anycast utilizado nos
servidores DNS raiz. Mas imagino que não seja esse o tipo de
implementação que você vai precisar.

Abraços,
Gustavo.