[GTER] Ospf mlps

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Sat Mar 24 00:31:50 -03 2012

Eu tenho a preferencia técnica de criar pontos de abordagem proximo do
usuário, deixando a rede do Backbone totalmente limitada de acesso.

Não tenho muitos conhecimentos sobre MPLS, porem uma abordagem cuja a
escalabilidade torna-se controlada é deixar concentradores o mais proximo
do usuário, essa abordagem é tanto financeira como técnica.

Um equipamento para gerenciar 5000 conexões PPPoE é muito caro a ponto de
comprar 7, 8 equipamentos com capacidade de gerenciar 1000 usuários.
Considere a tabela abaixo.

Mikrotik RB1200 => R$1800,00 Capacidade para 1000 sessões PPPoE (
Fornecedor do Brasil )
Cisco VXR7206 => $15800, Capacidade para 5000 a 8000 sessões PPPoE ( E-bay )
A unica coisa que aumenta é o custo com mão de obra, afinal já vi cisco com
10 anos de uptime, enquanto ainda não vi um Mikrotik nem com dois anos.

Outro fator a se considerar é que se um Cisco de $15000 dolares der
problema será dificil substituir alem de claro todos os assinantes sobre
ele ( normalmente todos os clientes do provedor ) simplesmente ficar
off-line, enquanto que manter dois ou tres mikrotiks em stand-by não é caro
e manterá um SLA aceitavel para o cliente.

Se o seu caixa está grande o suficiente para manter pelo menos um outro
cisco em stand-by OK, vai de cisco, pois não espere restaurar serviços
sobre cisco em menos de dois dias sem ter um equipamento sobresalente.

Fica as considerações tecnica de custo beneficio viavel.

Abraços.

:=)>BattleMaster<(=:

Flamers > /dev/null !!!