[GTER] Gráfico sobre consumo de banda

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Wed Mar 21 22:20:31 -03 2012

Utilizei o Cacti por um tempo, porem depois que implementei Zabbix
passei a abandonar as demais soluções exatamente pelo fato do Zabbix
manter tudo integrado, no inicio o mesmo é muito mais complexo de
implementar que demais soluções porem devido a diversos murros em ponta
de faca a única que o custo de aquisição é quase nula ( curva de
aprendizagem alta é um custo ) e que valeu a pena.

Sei que cada hum hoje defende o que melhor atende, depois do Tivoli, que
é um sistema superior a qualquer outro que já tive experiencia o zabbix
é o que mais próximo dele chega.

Períodos de gráficos são em tempo real, em uma mesma tela ao seu belo gosto.
Integração com o SNMPv1,2,3.
Permite ter o PostgreSQL como SGDB.
Vários métodos de notificação, tanto baseado em circunstâncias como pré
programadas.
Sistema de gerencia de permissões de acesso.
O Dashboard dele é excelente para infra-estruturas extremamente grandes,
do tipo mais de 300 equipamentos.
Criação de mapas e uma extrema facilidade de integrar triggers a eles,
assim como inclusive integrar dados coletados, permitindo uma visão com
retardo de tempo real próximo dos 30 segundos, sem degredar a performance.

Fica a dica.

Em 21/3/2012 17:01, Lista escreveu:
> Boa Tarde,
>
> Caros colegas, hoje uso o cacti para monitorar o meu link de internet,
> porém ele de um dia para o outro ele já dá uma diferença, onde não sei se é
> por conta do RRDTools, mas tipo se um dia bate 20Mbp/s ae vou ver esse
> gráfico depois fica como se tivesse um pico de 15 a 18Mega.
> Tipo teria como fazer algo para que ele mostra-se o que realmente foi
> consumido durante um X período, para assim ter uma idéia de qual foi
> realmente o pico?
> A intenção depois é documentar isso e analisar os dados em planilhas.

"Quando a Morte decide contar uma historia,
A melhor ação que possa fazer é ouvi-la,
e torcer por não ser a sua própria a tal história."

Flames > /dev/null ( by Irado !! ).
RIP Irado!

Paulo Henrique.
Analista de Sistemas / Programador