[GTER] [caiu] É normal perder pacote usando juniper!

Juliano Primavesi | KingHost juliano at kinghost.com.br
Sat Mar 10 22:26:20 -03 2012

Acredito que a grande diferença entre eles é o modo de captura de dados.

Por exemplo, se voce der um ifconfig a cada 60 segundos e dividir o
subtrair o resultado final de trafego da interface pelo primeiro,
dividindo por 60, vai ter o tráfego médio por segundo, do ultimo minuto,
sem nenhum flap. Se der o ifconfig a cada segundo exato e subtrair o
resultado final pelo inicial, via ter o tráfego instantaneo da interface
naquele segundo, sem flap.

Nao conheço nload, mas o iptraf faz uma captura pacote-a-pacote, e
talvez por isso nao consiga dar conta em um trafego alto ou com muitos
pacotes. O iptraf é mais do que uma solucao para ver trafego, uma vez
que pode-se configurar filtros nele, sejam por porta, por ip, por classe
de IP, enfim, é mais uma ferramenta de analise de trafego, do que de
medição de tráfego.

O bwmon se concentra nos pacotes e na banda, sem puxar dados
pacote-a-pacote, por isso consegue demonstrar o trafego na interface,
que é a informacao requerida dele.

Juliano