[GTER] Radios Licenciados Multiponto

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Mar 10 13:46:08 -03 2012

2012/3/10 Otavio Augusto <otavioti at gmail.com>:
> Galera já que esta rolando algumas discuoes com links PTP com rádios
> licenciados
> Gostaria de saber quais opções existem no mercado para atender
> usuários finais em redes multipontos, como os provedores WiFi usam
> mas com frequências licenciadas . Acho que vou falar o obvio mas É
> claro que o protocolo nao precisa ser WiFi.

O problema é conseguir frequência... equipamento aparece. Há
licitações previstas de 450 MHz, 2.5 GHz e 3.5 GHz, onde tanto
equipamentos LTE, TD-LTE, WiMAX TDD e Wi-Fi podem ser utilizados. As
associações tem tentado sugerir regras de licitação que permitam
acesso a pequenos operadoras, mas ainda não sabemos se conseguirão.

Hoje já homologados há equipamentos WiMAX TDD da Redline e Aperto, e
TD-LTE da Nokia Siemens. Havia um movimento por homologar os
equipamentos de 3.5 GHz Wi-Fi da Ubiquiti mas não me parece que tenham
progredido.

Rubens