[GTER] Problema com rede e pfsense com openBGP

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Mon Mar 5 16:23:43 -03 2012

On Mar 3, 2012, at 10:41 AM, Lista wrote:

> Olá, não conheço os *BSD, mas no linux desligando o rp_filter tudo volta a
> funcionar. Isso porque o pacote saí por uma interface e tenta voltar pela
> outra.

No *BSD (FreeBSD ao menos - que é também o caso do pfsense), não existe esse filtro de 'reverse path'. Isso quando necessário, é feito através do firewall (1 linha no pf: antispoof on lo0).

O problema no *BSD é na hora dele selecionar o IP de origem para fazer o 'ping'...

Quando você executa simplesmente 'ping www.uol.com.br' o sistema tenta encontrar o melhor IP de origem com base no IP de destino através da tabela de rotas (qual rota mais especifica para atingir o destino xxx.yyy.www.zzz).

Quando você esta em um roteador BGP, essa consulta vai direcionar você para a interface onde esta conectado o seu upstream e vai utilizar como IP de origem o IP dessa interface. Como geralmente o ponto-a-ponto fechado com o upstream utiliza IPs do upstream e não os seus, você acaba não recebendo de volta os pings (sem falar nos filtros que podem estar ativos nesse IP da operadora - que deveria ser utilizado apenas para fechar a sessão BGP).

Você resolve isso simplesmente fornecendo o IP de origem para o ping:

# ping -S meu.proprio.ip www.uol.com.br

Att.,
Luiz