[GTER] FreeBSD + OpenBGPD

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Mon Jun 25 06:54:37 -03 2012

Eu costumo subir 1 sessão somente, usando o endereço do carp e colocando
a opção "depend on carpX" no openbgpd, quando há dificuldade da
operadora aceitar subir 2 sessões BGP, algumas apresentam certa
dificuldade em alterar o endereçamento /30 de WAN para um /29, por exemplo.

Neste caso, há uma queda na sessão BGP que leva o tempo necessário até o
bgp enviar um OPEN pelo outro firewall, o que trás uma pequena
instabilidade até a sessão estabilizar.

Porém, sempre que posível eu subo 2 sessões, divulgando rotas menos
específicas no firewall slave, bem como usando PFSYNC + PF, garantindo
que as sessões ativas serão replicadas no firewall slave e em caso de
queda, não haverá nenhuma interrupção sensível para as aplicações  ou
usuário final.

[]s