[GTER] Baixa performance com downloads

Welisson welisson at conectcor.com.br
Mon Jun 18 16:18:00 -03 2012

Caros colegas,

Estou  enfrentando o seguinte problema. Tenho um PTP de 4 KM com uma
antena de 29dbi Hiperlink (dual) em uma RB433AH.
Bom o que ocorre é o seguinte, ao se iniciar 1 download direto desse
PTP, o mesmo não passa da casa dos 7 a 8 Mbp/s, com bastante oscilação,
porém ao abrir vários arquivos o consumo do link começa a bater 20,
30Mbp/s, porém isso dá uma falsa sensação de velocidade e capacidade do
PTP, pois em clientes com 4Mbp/s ou mais, o mesmo já começa a ser
perceptível para o cliente, pois não chega a velocidade contratada em um
único download.
Para se ter uma idéia, ao efetuar os testes foi removido a regra da
queue do usuário PPPoE, e mesmo assim não passou de 7, 8Mbp/s. Tentamos
varias configurações no MK e mesmo assim nada, com e sem NV2 e afins...
colocamos ip direto sem passar por conexão pppoe e mesmo assim nada.
Agora colocando o cabo no switch que liga com o concentrador e os ptp o
mesmo chega a bater na casa dos 90Mbp/s horário ocioso e cerca de
50Mbp/s horário de pico, isso por que o enlace Comba só passa 150Mbp/s.
Porém ao fazer teste  com dois notebook um em cada ponta desse PTP,
sendo de um lado linux com proftpd e no outro windows 7 (i.e8), o mesmo
faz download de uma iso de 670Mbp/s acima de 70Mbp/s.
Que mais me causa indagação é que ao efetuar esse teste de ponto a ponto
o mesmo não apresentou o problema, e direto do switch que liga esse ptp
no concentrador não ocorreu também, levando a tese que seja algum
controle do meio wireless que esteja ocasionando tal situação.

Se algum dos colegas passou por algo do gênero, compartilhe a resolução.

Att,

Welisson