[GTER] Equipamento GPON / GEPON (Resumo)

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Mon Jun 4 16:41:50 -03 2012


Absolutamente ninguém comentou o custo inicial de instalação de um cliente GPON ou GEPON referente a passagem de fibra, conectorização, especialização da equipe, quando comparado a outras tecnologias, notadamente HFC (onde um cabo coaxial, resistente e barato, é passado, e conectorizado em pouco tempo via ferramental extremamente simples)
A cerca de R$500 por cliente o investimento de um cliente FTTH tem retorno na casa de 10 meses enquanto por ex. em HFC o custo de ativação fica em R$100 no máximo, pagos em talvez 2 meses. A não ser que o cliente seja TOP (como foca por ex. a Telephonica nos seus clientes FTTH), o que dificilmente será o público alvo de ISPs (até por não ter banda suficiente para tal)
[]s, !3runo Cabral

--Cursos e Consultoria BGPNovas turmas em http://www.mcosta.eng.br/cursos/


> Acho que vale informar que a tecnologia GEPON, fica limitada a 1.25GbE e nao existe evolução, para os ISP que tem uma visao mais pro-ativa e ja pensando na evolução da sua rede, ira consequentemente optar pelo GPON.
> 
> Outra coisa que vejo muito aqui no Brasil, sao ISP (Provedores de Internet) que estão comprando 'meia solução' aonde so recebem a OLT e ONU, mas sem receber o sistema de BILLING e GERENCIAMENTO, ou seja uma soluçao completa.
> 
> Os grandes operadores ja estao se posicionando para que, ainda neste ano, estarao ofertando FTTH aonde para os clientes PREMIUM, o acesso sera de 1GbE, focando nos atuais clientes que usam FastEthernet, fazendo com que o preço do 100Mb caia e se torne ainda mais atraente para um numero maior de residencias.
> 
> Deve-se pensar que todo o investimento tal envergura para uma nova plataforma, tem de ser amortecido em no maximo 3 anos, caso contrario sua rede sera obsoleta em comparacao aos concorrentes.
 		 	   		  


More information about the gter mailing list