[GTER] Equipamento GPON / GEPON

Anderson Araújo anderson.araujo.listas at gmail.com
Sat Jun 2 12:48:44 -03 2012

Como o colega falou mais abaixo os usuarios não se enxergam por padrão, nas
olt da furukawa eles disseram q isso só com switch l3 e proxy-arp, na
ericsson quando reclamamos da falta da funcionalidade,  eles liberaram um
firmware com a funcionalidade já implementada, na OLT da alloptic isso já
funciona por padrão, simples e tranquilo, como em um switch normal, você
pode colocar portas de ONUs distintas na mesma vlan e elas sem veem
tranquilamente.

Em relação aos problemas, eles são minimos, já que é uma rede passiva, o
que pode ocorrer, é rompimento de fibra, queima de equipamento, ou como a
rede é muito sensivel a atenuação, interrupção do serviço, devido a isso,se
deve ter cuidado com isso também, fora isso é uma tecnologia para colocar e
esquecer.

Em relação a facilidade de operação. Alloptic ganha em disparado na minha
humilde opnião, sei que a furukawa tem um modelo agora com servidor web
embutido, mas a que configurei, foi uma semana só para montar o ambiente de
configuração, o qual só para ele tem um manual de umas 100 paginas. A
ericsson é a de mais dificil configuração, a bichinha é feita em klingon,
só para aprender a mexer nela vai levar um bom tempo, mas acredito ser a
mais robusta de todas. Fora essas, já ouvi falar muito bem das hauwei, mas
infelizmente não tenho experiencia com essas, se algum colega tiver e puder
compartilhar suas impressões seria muito interessante.

Att,

Anderson