[GTER] perda de neighbor em OSPF

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Feb 28 18:54:04 -03 2012

> Mas com outros vendors como Proxim, Motorola e Alvarion isso também acontece
> Rubens? Tens conhecimento sobre estes? Pois estava pensando em trocar para
> algum desses vendors meus enlaces PTP.

Também acontece com os rádios Wi-Fi desses vendors. Note que esse
vendors tem rádios não-licenciados usando chipsets Wi-Fi e
não-licenciados usando modulação proprietária. O de modulação
proprietária que usei, Redline AN-80i, não dava problema com isso.

> Se alguém tiver experiências positivas com OSPF e vendors "melhores" como os
> que eu citei e outros em 5 Ghz  e puder descrever sua experiência, agradeço.

Em Ceragon nunca vi dar esse tipo de problema, e rádios
faixa-estreita/frequência licenciada não tem motivo para ter isso pois
são rádios full-duplex por natureza.

Mas considerando que tráfego multicast não seja um requisito da sua
rede, é mais barato contornar essa dificuldade de rádios half-duplex
com multicast fazendo tanto OSPF quanto MPLS usarem unicast. Nem
precisa esperar dar problema com multicast, assuma que vai dar porque
é o mais provável, é só uma questão de chegar na versão "certa" do
firmware ou dos rádios ou dos roteadores.

Rubens