[GTER] melhor solução para redundância

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Feb 19 20:34:58 -02 2012

Ou fazer como a Embratel tem feito, e a Cogent nos EUA fazia há algum tempo:
- Sessão BGP com o roteador local, recebe apenas partial-routing (de
preferência sem a default neste caso), anuncia o bloco que vai ser
anunciado no mundo.
- Sessão BGP multihop com um route-server contendo as rotas globais
recebidas pela operadora. Next-hop não é do route-server, mas uma
loopback do roteador local que é anunciada via BGP da sessão anterior.
Caiu a sessão local, o full-routing morre junto.

Toda operadora tem em algum lugar da rede um Cisco CRS, Juniper T ou
algo com capacidade suficiente para lidar com muitos down-feed de
full-routing. Só precisa de um (clusterizado ou replicado).

Mas não há engenharia que resolve um problema que a área de negócios
mandou não resolver para que exista "plausible deniability" de porque
não se ativa cliente com BGP.

Rubens