[GTER] Firewall Cisco ASA + Squid + Websense

MrGuga mrguga at gmail.com
Mon Feb 13 09:52:18 -02 2012

Bom dia!

Estou tendo dificuldades em configurar um web cache na minha rede, sem
prejudicar o filtro de conteúdo.
Fiz funcionar o WCCP entre o ASA e o Squid, mas estragou o Websense,
pois todas as requisições web saem com o endereço do squid fazendo com
que o Websense não diferencie qual usuário está pedindo a página.
Tentei configurar o Squid em modo transparente com wccp, seguindo as
dicas da documentação oficial, mas o cisco asa não aceita a
redirecionamento via wccp para pacotes de saida, apenas de entrada.
Não gostaria de interpor o servidor squid entre o firewall e o
roteador central, pois uma pane no servidor interromperia todo o link,
também não gostei da idéia de usar o plugin do websense no squid, pois
necessita uma versão antiga do red hat e do squid.
Alguém já conseguiu fazer isso funcionar e poderia me dar uma dica?

Obrigado!

Luis Gustavo