[GTER] Res: Re: TDM over IP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Feb 10 19:47:47 -02 2012

2012/2/10 Uesley Correa <uesley at gigalink.com.br>:
> Rubens,
>
> Qual a distância que um link VDSL conseguiria sobreviver sobre o par
> trançado?

1.2km típico para VDSL, 3km típico para VDSL2. Eu já vi um link VDSL
sobreviver num cabeamento bem podre de um condomínio residencial
multi-torres de área muito ampla.

> E conversores pra isso?

Micronet, Zyxel. Esse do link acima foi um Micronet; o representante
porém subiu os preços de um pedido para o outro e não foram comprados
muitos. Talvez agora os preços tenham melhorado, talvez não.

> Eu chegaria com a E1 via rádio licenciado
> no meu POP e transmitiria ela via VDSL? Como eu faria isso?

Apesar de ser possível usar VDSL para qualquer coisa, eu só vi
produtos VDSL com porta Ethernet, então o cenário que descrevi ainda
dependia de TDMoIP. Aliás, é exatamente por causa do TDMoIP e do
volume grande de pacotes que eu sugeri uma alternativa a rádios Wi-Fi.

Talvez SDSL para E1 com porta bal/unbal para os tributários seja
factível de encontrar e uma alternativa para o tráfego de voz.

Rubens