[GTER] Res: Re: TDM over IP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Feb 10 17:50:41 -02 2012

> Talvez modem metálico possa ser uma opção, embora eu precisaria ver as
> condições de se lançarem cabos na estrutura existente no polo industrial.
> Modem óptico fora de cogitação, pois o valor é muito elevado, e os clientes
> não vão querer assumir esse custo. Quanto ao QoS, se fosse o caso,
> levantaria um enlace em paralelo só para trafegar as E1's (esse não é o
> problema pois o enlace está com mais de 30Mb disponível), então não vejo
> problema com gargalo de voz. Utilizo rádio do início ao fim, sendo que no
> meu POP, o link vem do enlace principal, entra no roteador que separa as
> [...]

Uesley,

TDMoIP usa muitos pacotes pequenos, então a folga de desempenho que
você está vendo em Mbps pode não existir em pps. Pelo contrário, pode
ser que até mesmo enlaces dedicados de rádios baseados em Wi-Fi não
sobrevivam a quantidade de pps do link TDMoIP... será que dentro do
pólo industrial você não teria cabos de par trançado para usar com
VDSL ? VDSL nesses enlaces locais com um rádio de frequência
licenciada para ligar o pólo ao seu POP seria uma combinação robusta o
suficiente, acredito.

Rubens