[GTER] IPv6, radv, redes nateadas e etc

Leonardo Silva Amaral leleobhz at leleobhz.org
Tue Feb 7 10:06:50 -02 2012

Olá lista,

Tenho notado nos últimos tempos desde quando comecei a usar a SixxS como
provedora de IPv6 pessoal que os anúncios locais de IPv6 podem ser
bastante irritantes. Em uma rede *enorme* nateada (USPNet sem fio, estou
olhando para você fixamente), é muito comum aparecerem rotas IPv6
completamente aleatórias (Havia lido por ai que a culpa é do teredo do
Windows, mas não tenho certeza desta informação) e que atrapalham muito
minha vida comunicativa. Nas redes NATeadas este problema reflete em
sites que tem IPv6 habilitado, que ficam sem acesso porque tentam sair
nativamente por v6 e não conseguem porque muitas vezes estas rotas são
inválidas. Como os admins planejam lidar com isso e há como de fato
lidar com esses anúncios zoados? Sei que há a opção de desativar isso no
cliente, mas isso é particularmente complexo em redes HotSpot.