[GTER] FreeBSD Virtualizado

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Mon Feb 6 11:56:36 -02 2012

Sobre virtualizar o firewall de borda, você tem que ter um cuidado de
manter a console virtual acessível mesmo em caso de falha dele,  por
exemplo, uma rede de gerência isolada e uma estação diretamente
conectada. Caso você precise de acesso externo, um modem 3g de
contigência seria bom. Senão você vai cair naquela questão, o
firewall/roteador cai, mas para acessar a console é necessario passar
por ele.
Tecnicamente falando, acredito que você teria que avaliar a capacidade
de processamento das interfaces de rede do dell, acredito que é o ponto
que seria mais sensível. Por fim, tem gente que não gosta, do ponto de
vista de segurança, centralizar o firewall e serviços internos na mesma
caixa, já que apesar de logicamente estarem isolados, fisicamente estão
no mesmo lugar.
Eu tenho usado em muitos locais diversos MK e FreeBSD virtualizados, sem
maiores problemas, apesar da estrutura ser redundante(no mínimo 2 vmware
conectados a um storage iscsi).

[]s