[GTER] Tem como evitar ataque DDoS ??

Alessandro Braga sandro.unix at gmail.com
Fri Feb 3 11:35:43 -02 2012

Folks,

IMO, se o SP origem e o destino SP destino passarem a olhar o DDoS com mais
cuidado, investirem nas soluções que o mercado oferece, desde monitoramento
até soluções como as caixas da arbor, os ataques iriam ser cada vez mais
rápidos de serem descobertos e consequentemente bloqueados.

O problema é que hoje, a maioria dos SP/DC ao redor do mundo (menos no BR
hehe), fornecem uplinks à 1/10G sem controle do SP/DC e do Admin.

Estamos pensando em barrar o DDoS no destino, mas acho que vai além disso,
precisamos olhar um pouco mais pra 'trás', lá no SP/DC  origem e depois do
SP/DC destino. Eu acho que este é um problema deles também.

Blackhole é cômodo demais pelos preços que eles cobram pelo Megabyte no BR.
Não vejo movimentação dos SPs neste sentido.

Att,

Alessandro Braga
CCIE #30939