[GTER] Dimensionamento de Hardware - BGP

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Thu Dec 20 15:39:14 -02 2012

2012/12/20 Eduardo Schoedler <listas at esds.com.br>

> Nesse patamar de tráfego eu nem colocaria PC, partiria direto para Juniper
> (ou Cisco).

Sim, o problema não é o software, Linux, Freebsd, mas a arquitetura do PC,
especificamente o barramento placa de rede <=> placa mãe. Um PC  ainda não
chega aos pés de um Cisco/Juniper  por causa do hardware, o software eu
pessoalmente acho Linux superior a um router, mas o hardware não da conta.
Você ve um PC com alto trafego e alta CPU, mas e devido a alta chamada de
IRQ, ou seja, interrupcoes vindos do hardware, que nao esta dando conta do
recado, armazenar varias  tabelas BGP FULL em memoria e decidir o
encaminhamento de pacotes e brincadeira de crianca para um dual core 2 GHz,
o problema e a placa mae dar conta do recado. E por esse motivo que as
placas de video, precisaram do barramento AGP e hoje usam PCIex, e voce
pode ver que as melhores tem processador e memoria dedicadas.

Um Juniper é um Freebsd, mas com hardware de Rede dedicado para isso, claro
que eles fizeram alguns ajustes no Freebsd em si, mas não acredito que seja
nada tão extraordinario.

Rubens Marins
Administrador de Sistemas
rubens.marins at gmail dot com