[GTER] Conflito Spanning-Tree entre vendors diferentes

Shine eshine at gmail.com
Thu Dec 20 11:03:41 -02 2012

Guilherme,

Quando falamos em Spanning-tree, temos que notar em qual padrão o switch
fica configurado por default.
Existem alguns tipos de STP que são comuns:
- o STP "standard" 802.1d . O qual atualmente está caindo em desuso nas
redes novas por ter alto tempo de convergência.
- o RSTP ("rapid"). Com tempo de convergência consideravelmente menor que o
anterior.
- o MST ("multiple instant"). Usa os BPDUs do RSTP, mas trabalha com
conceitos de instância e domínio que são flexíveis para manipular o loop de
cada VLAN.
- o PVST ("per VLAN"), que faz o controle de loop por cada VLAN de forma
separada. É o padrão dos Cisco. PVST usa um BPDU proprietário, PVST+ usa um
compatível com RSTP.

MST, RSTP e STP são interoperáveis. Por exemplo, uma vez que um switch
configurado como RSTP recebe um BPDU STP, ele reconhece o BPDU e passa a
operar STP somente com essa porta. Claro que a convergência nessa porta
para frente acaba caindo na eficiência do STP, mas aí é outra história...

PVST não tem essa compatibilidade. Ele manda BPDUs dentro do frame VLAN,
então se vc tem uma porta 802.1q em PVST e outra em MST, eles não se
reconheceriam, salvo se vc estiver rodando PVST+ e a native VLAN caísse na
instância default do MST... o que é outra história tbm.

Para efeitos práticos, uma maneira mais fácil de se implantar um switch
novo é deixar ele configurado em um padrão interoperável. Eu prefiro usar
RSTP pq ele tem a maior compatibilidade entre diversos vendors.

Para quem roda em grandes LANs, há a necessidade também de avaliar a rede
legada e fazer uma análise da topologia STP. Pq por mais estranho que
pareça, muitas redes ainda usam as configurações padrões dos switches e
isso pode dar problemas quando entra um novo equipamento, por questão da
root bridge.

Outra questão é misturar diversos tipos de spanning-tree. Mesmo tendo
compatibilidade, quando há a interligação de diversas regiões com
diferentes STPs,  isso acaba causando confusões. Em uma reconvergência, por
causa do tempo de propagação da BPDU, vc pode ter por exemplo flaps de
convergência. E se vc tem regiões incompatíveis, cada região confia que o
controle de loop de outra região será feito internamente na região e deixa
de controlar o loop nessas portas. Aí basta ter duas portas
inter-regionais, dar o loop em uma delas e... vc para a rede inteira.

Recomendação geral é vc ter uma visão de cada switch da sua rede local, ver
se eles enxergam o mesmo root bridge (é identificado pelo MAC), ver a
prioridade do root bridge (melhor usar um valor menor que o default para o
root bridge, algo como 8192 ou 16384, por exemplo) e ver se há "boundaries"
de áreas com STP diferentes.

Espero ter ajudado na sua dúvida.

Em 18 de dezembro de 2012 17:28, Guilherme ' <guilhermemonteiro4 at hotmail.com