[GTER] Requisitos para link Internet para ISP

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Wed Dec 19 10:46:13 -02 2012

Em 18/12/12 16:01, Douglas Fischer escreveu:
[...]
> SLA anual
> O que é normal nesse requisito?
>
> Tempo máximo de correção para indisponibilidades
> Isso existe na prática (haha)?
> O que é normal nesse requisito?
>
> Devo especificar o suporte a Communities nessa fase?
>
> Mais alguma sugestão?

Posso não conseguir responder às suas perguntas mas na prática o que
vejo sobre SLA é:

Se você especifica isto no contrato e aceitam te dar um SLA de
99,999999995%(hehehehe) e na prática não dão, depois de muita briga com
o jurídico, no final das contas lhe dão um desconto de "X" Reais ou
cancelam seu contrato sem multa e a briga vai prá justiça e fica lá
algum tempo.
Quem fica prejudicado é você, que fica sem serviço e seus clientes vão
reclamar é com você.
Eventualmente conseguem não te pagar um centavo alegando que a cláusula
obscura XYZ invalidou o SLA, e você perdeu dinheiro e tempo com advogado...

Sobre BGP:

Já vi várias Telecom demorar 45 dias para fazer a instalação física do
link(alegando até que foi difícil passar cabo do poste para seu shaft),
mais uns 15 para a ativação lógica e depois de mais uns 20 tentando
ativar BGP, voltar prá trás, falar que não consegue atender devido ao
roteador deles não suportar nem partial routing(ou default route -
hahahaha) e simplesmente remover os modens/conversores óticos e cancelar
unilateralmente o contrato sem te pagar um real.

Tem hora que realmente não entendo até hoje o mito que se cria atrás de
rodar uma sessãozinha BGP...

Infelizmente no Brasil, Telecom e seus agregados é uma grande
brincadeira de mal gosto.

Desculpem o desabafo.