[GTER] Ajuda: Link Lan to Lan utilizando via publica

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Dec 13 21:16:54 -02 2012

Sim, é possível.

Você teria que fazer o lançamenot das fibras, fusão, instalação nos DIOs...
Mas para isso você vai ter que alugar os postes da concessionária de energia
elétrica.
Mas para conseguir alugar os postes, vais ter que contratar um projeto.

A não ser que precise de MUITA banda, ou de protocolos específicos como
SAN(rede de storage), duvído que esse projeto se viabilize com análise de
ROI pensando em menos de 5 anos...
E olha lá se mesmo com todo esse prazo daria ROI, considerando que você
poderia aplicar essa grana de CAPEX e pagar o serviço mensal das operadoras
só com o rendimento.

Sugiro você considerar um projeto BEM FEITO com rádio, de preferência em
frequencia licenciada.

Falando um pouquinho das opções envolvendo operadoras:
- Frame relay is dead my friend. Hoje só se usa como protocolo de
encasulamento entre PE-CPE.

- MPLS é uma opção bem interessante. Tens que apertar os teus consultores
das operadoras. Deixe que se carneiem...

- Outra opção seria uma solução parecida com a que você tem hoje. Com VPN
Site-to-Site sobre links Internet...

- E por último, que eu duvído que acho tão fácil assim, é numa sorte
lascada, algum maluco já ter essa estrutura de fibra entre esses pontos e
você alugar uma fibra apagada.... Mas eu duvído muito...

Em 13 de dezembro de 2012 19:03, Marcelo Ceoni <mceoni at hotmail.com>escreveu:

>  Olá!
>
> Eu estava pesquisando pela internet por respostas às minhas perguntas,
> relativas a estabelecer um link ponto a ponto entre meus empreendimentos,
> quando me deparei aqui com um tópico de respostas à um usúario com dúvidas.
>
> E ainda não tenho uma resposta concreta para a pergunta:
>
> É possivel passar um cabo ópticio interligando meus empreendimentos
> utilizando via pública, sem utilizar nenhum tipo de serviço de operadora ou
> prestadora de serviço ?
> ( A distancia máxima entre um ponto e outro é de aproximadamente 500m )

> [...]

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação