[GTER] Ajuda: Link Lan to Lan utilizando via publica

Marcelo Ceoni mceoni at hotmail.com
Thu Dec 13 19:03:24 -02 2012

 Olá!

Eu estava pesquisando pela internet por respostas às minhas perguntas, relativas a estabelecer um link ponto a ponto entre meus empreendimentos, quando me deparei aqui com um tópico de respostas à um usúario com dúvidas.

E ainda não tenho uma resposta concreta para a pergunta:

É possivel passar um cabo ópticio interligando meus empreendimentos utilizando via pública, sem utilizar nenhum tipo de serviço de operadora ou prestadora de serviço ?
( A distancia máxima entre um ponto e outro é de aproximadamente 500m )

Hoje eu possuo 4 predios com internet adsl (speedy) interligados por vpn.
Meu interesse e interligar os prédios de forma + barata (fibra minha ligando meus switchs de camada 3) + 1 unica internet dedicada, de qualidade , em um dos predios (matriz) por onde sairia todo o trafego para a extranet. Sabe me dizer se isso é possivel ?

As unicas informações que obtive tratava de redes MPLS (não conheço muito bem o conceito/arquitetura dessas redes)  e preços na faixa dos 8 a 10 mil reais mensais.
Conheço o conceito de redes baseadas em Frame-Relay, mas não faço idéia se, além da Vivo, alguém forneça o serviço, e em média qual o custo.

Gostaria de sanar algumas dúvidas, no sentido de entender um pouco mais essas questões.

Muito obrigado.

Marcelo Ceoni