[GTER] Ferramenta GPL de Backup de Equipamentos

Andrei de Oliveira Mosman andreimosman at firme.com.br
Thu Dec 6 11:15:13 -02 2012

Fala pessoal,

Montei uma ferramenta GPL  customizada para fazer backup de grupos de
equipamentos de forma organizada e automatizada.

Atualmente implementei backup de configurações de equipamentos Mikrotik e
Ubiquiti via SSH, contudo, qualquer programador com o mínimo de conhecimento
do equipamento/sistema operacional, pode facilmente implementar suporte a
outras plataformas que aceitem conexões SSH, de forma simples. Incluindo
switches gerenciáveis, roteadores, etc.

O script está completamente funcional e é distribuído GRATUITAMENTE no link
http://www.mosman.com.br/tools/ , onde coloco também o README de como
configurar o sistema.

Para dúvidas sobre a instalação e configuração utilize o e-mail
nochiqueiro at gmail.com (pra não floodar a lista), dúvidas sobre o programa em
si podem ser colocadas aqui.

Sei que vários de vocês já implementaram alguma solução parecida, mesmo
assim, acho que a ferramenta contribui com algumas idéias. Praqueles que
ainda não automatizaram o processo de backup dos equipamentos acho que a
ferramenta vai ajudar muito.

Gostaria também de encorajar os administradores a compartilhar suas
ferramentas de automatização da rede, assim a gente ganha paralelismo. A
inteligência é vetorial!

Um abraço,

Andrei de Oliveira Mosman

Virtex LTDA.