[GTER] RES: RES: RES: RES: DUVIDA COM OSPF

Rodrigo Panssane - Net Turbo rodrigo.panssane at acessoturbo.net.br
Fri Aug 24 16:46:37 -03 2012

Eu já tenho um bom conhecimento da teoria do OSPF, e me baseei em todos
estes tutoriais. Vou expor exatamente o que eu quero fazsr em RouterOs, se
alguém souber seria de grande ajuda:

Tenho na minha rede diversos Servidores de PPPOE e dois roteadores de Borda,
onde se encontram 2 BGPS meus, com links de saída diferentes. Alguns dos
meus servidores de PPPOE saem digamos pela BORDA A, onde atua um BGP, e
outros pela BORDA B onde atua outro BGP. Atualmente, tenho uma rota estática
default por exemplo no Servidor de PPPOE C, que diz que 0.0.0.0/0 tem
destino A com distancia 1, e uma outra rota igual para B com distancia 2,
então na queda de 1, 2 assume automaticamente, e o mesmo é feito de forma
contraria em um Servidor de PPPOE D com o BGP B. Lembrando não quero
integrar o OSPF com o BGP, quero apenas ter essa rota default sendo criada
automaticamente, de acordo com custo que eu setar, da mesma forma que estou
fazendo hoje.

Ai que está o problema nos custos. Pensem comigo, se eu setar na interface
de A um custo de 5, e um Custo em B de 10, os servidores de PPPOE,
independente o valor que eu colocar de custo neles será sempre menor em A, e
assim, a rota Default primária é criada em A em ambos. E de todas as formas
possíveis, com esse tipo de custo ele sempre vai priorizar quem tiver o
custo menor, se me dar então a possibilidade de definir quem vai ter
prioridade em quem.

Entenderam?

Agradeço muito se alguem conseguir ajudar, isso ta dando uma dor de cabeça
aqui HAHA

ObrigadooO!