[GTER] [0A5-17C8ED71-0494] Cabo com 4 Fibras pode ficar torcido na tubulação ?

MrGuga mrguga at gmail.com
Fri Aug 24 09:03:55 -03 2012

Teoricamente, o unico problema seria se o cabo fizesse uma curvatura menor
do que o permitido pela fibra (raio de curvatura), então, se não há nenhuma
dobra ou curva acentuada, não teria problema.

As fibras normalmente ficam soltas dentro do chamado tubo loose (pessoal
chama de tubo luz, hehe) , permitindo que se manobre o cabo sem danificar
as mesmas.

Eu ficaria tranquilo no seu caso. De qualquer maneira, seria interessante
(não só pela torção) que o pessoal que viesse fazer a fusão também passasse
um OTDR pra verificar todo o caminho óptico nas 4 fibras (normalmente fazem
isso por padrão já). Se houver qualquer problema vai aparecer.

Luis Gustavo