[GTER] DUVIDA COM OSPF

Rodrigo Panssane - Net Turbo rodrigo.panssane at acessoturbo.net.br
Tue Aug 21 15:05:21 -03 2012

Pessoal gostaria de ajuda por favor com o seguinte problema:

                                                    ROTEADOR A

                                                        /               \

                                                      /                   \

                                                    /
\

                                                  /
\

                           ROTEADOR B                       ROTEADOR C

                                  \                          /

                                                    \
/

                                                      \                   /

                                                        \               /

                                                    ROTEADOR D

Na topologia acima, o ROTEADOR A  tem rota preferencial pelo ROTEADOR B,
criada dinamicamente através do OSPF. O ROTEADOR D tem rota preferencial
pelo ROTEADOR C. Meu problema está sendo para que isso fique ativo pelo
OSPF, pois com nenhum tipo de custo da forma que está consigo dentro de uma
única área fazer com que os roteadores possuam uma rota prioritária por um,
e redundante por outro.

Exemplo das cotas e métricas que tentei realizar:

*Se eu colocar métrica de 10 no Roteador D, e 5 no Roteador A, tendo os
Roteadores B e C, com métrica padrão,  ambos poderão sair por qualquer um
dos roteadores, sabendo que a distancia será igual até os mesmos.

*Se eu colocar métrica 5 e 10, respectivamente, nos roteadores B e C,
independente dos valores que eu configurar em ambos os roteadores A e D,
eles sempre terão saída prioritária pelo ROTEADOR B, uma vez que o custo até
ele sempre será menor, independente o valor que eu colocar em cada um dos
outros roteadores.

Alguém saberia alguma forma de dar prioridade de forma diferente através do
OSPF, e mesmo assim manter a redundância, isso com vários roteadores, onde a
distancia entre eles é basicamente a mesma, mais cada um deles terá um
destino com prioridade diferente do outro...

Caso não tenha conseguido ser claro o bastante, por favor me questionem...
isso vai me ajudar muito!

Obrigado a todos...

Rodrigo.