[GTER] sobre spam: bloquear reverso inconsistente funciona mesmo?

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Tue Aug 21 13:30:42 -03 2012

Danton,

Ainda considero uma boa técnica, essa e as validações de sanidade
padrões: o domínio do remetente existe, o domínio do helo existe, o
domínio do helo é diferente de localhost.localdomain, bloqueiam uns 80%
aqui, isso tudo sem receber a mensagem, antes do tráfego existir, com
baixo poder computacional. Somando com SPF e RBL chegam nos 90%, mas
RBL normalmente vem com falso positivo.

A taxa de falsos positivos para domínio sem reverso é irrisória hoje em
dia, no início era muito ruim, só foi possível adotar essa regra depois
que os grandes adotaram, o argumento é bom se nem o "provedor grande"
aceita seu e-mail, porque eu deveria aceitar?

Achei teu número muito bom (21%), se somar com os que não tem reverso
(100-78=22%), pelo baixo uso computacional vale a pena.

Meus números são em torno de 70% dos e-mails bloqueados, mas aplico o
SPF e RBL depois.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI