[GTER] netFlows

Rodrigo Luiz Haag rodrigoluizhaag at gmail.com
Thu Aug 16 21:44:53 -03 2012

Boa noite !

Flows podem ser configurados em switchs ( para trafego LAN ) ou em routers
( para trafego WAN que é o mais comum ), agora a qtde de banda que irá
consumir depende da capacidade do segmento de rede que tu pretendes
monitorar.

Flows podem ser configurados de diversas formas, por exemplo, pode-se usar
"flows por amostragem" o que gera um trafego de banda menor - acaba virando
uma estatistica de flows ou pode configurar os flows para exportar o maximo
de fluxo possivel para chegar proximo ao trafego real-time.

Alem da banda, deves considerar tambem o espaco em disco do servidor aonde
estes flows ficarao armazenados para uma consulta sobre o historico.

Eu ja usei um software chamado NfSen - http://nfsen.sourceforge.net/ -
muito bom !

Espero ter ajudado !
Att,