[GTER] duvida intrigante

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Aug 15 15:14:09 -03 2012

Um colega comentou ali pra cima...

Boa parte da empresas que tem backbone baseado em SDH usam os FAMIGERADOS
Datacom* para entregar Ethernet para o cliente.

* - um baita de um enjambre onde entram vários Links E1 de um lado, sai
Ethernet do outro.

O uso desses Datacom interfere nas camadas inferiores do protocolo
Ethernet, especificamente na camada DataLinkLayer, que é aonde corre o
protocolo de Auto-negociação.

*Pelo que me lembro é alguma parecida com isso.

 Se falei besteira ou esqueci de algo, por favor corrijam ou complementem.

Por isso esse estigma com as operadoras.

Mas se a operadora te entregar Ethernet(Fast ou Giga) de cabo-a-rabo
(PE-CPE), pode ficar tranquilo que a auto-negociação acontece numa boa.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação