[GTER] Certificando link

Lucas Dias lucasmcz at gmail.com
Mon Aug 13 14:53:14 -03 2012

Olá Felipe

Sua dúvida é semelhante a todos os usuários que contratam link com qualquer
operadora ou provedor, tanto links pequenos como grandes, como o seu caso.

No seu caso, usar alguns medidores como da copel ou speedtest não sei se
surtirá efeito, pois não sei quais as condições de contrato do seu link.

Use os links abaixo

http://simet-publico.ceptro.br/v2/ - eu usei para links de até 100Mbps e
foi satisfatório
http://speedtest.copel.net/ - Também foi satisfatório para links até 100Mbps

Testes de download são bons para testes de link. Efetue downloads de alguma
iso de DVD que tem um tamanho legal. Nesse caso o problema é a origem do
download aplicar alguma regra de limite de banda para downloads, pratica
comum para provedores de download ou ainda não ter uma banda maior ou igual
a sua para efetuar os testes. Tente abrir a maior quantidade de downloads
possíveis e vá somando. Detalhe que isso é justamente para não usar nada
que a Operadora ofereça.

Também não estou considerando trafego nacional ou internacional.

Dica: Torrent é legal para esse tipo de teste hihihi... Conheço clientes
que possuem provedores que, monitorando, perceberam que pela madrugada, o
consumo de BiTorrent e suas variantes eram 70% da banda dele.

Uma outra maneira, é, caso você conheça algum parceiro que tenha um link
maior que o seu, usar o xjperf ( http://code.google.com/p/xjperf/ )

xjperf é uma implementação com interface gráfica para o iperf, ferramenta
que auxilia a efetuar testes de estresse de link e até onde ele vai. Ele
atua como cliente/servidor. É ao meu ver, a melhor maneira de se testar
upload e download, porém as vezes não é possível.

Meus 0,02 centavos =)
Abraços
--
.:: Lucas Dias